Subfundo ILPA - Instituto Luísa Paiva de Andrada

Cote

PT -SCMLSB SCML/ILPA

Titre

Instituto Luísa Paiva de Andrada

Date(s)

  • 1908 - 1943-9-30 (Production)

Niveau de description

Subfundo

Étendue matérielle et support

Nom du producteur

(1908 - 1943)

Histoire administrative

A criação de um instituto de beneficência com o nome de Luisa Paiva de Andrada, jovem falecida em 1892, vítima de tuberculose, já havia sido contemplado no testamento de Jacinto Augusto Paiva de Andrada, seu pai. No entanto, seria Carolina Augusta Paiva de Andrada, mãe da jovem, a projetar e a instituir a fundação.

O Instituto Luísa Paiva de Andrada funcionou como estabelecimento de ensino particular, na residência da família Paiva de Andrada, sita Rua de São Boaventura n.º 111, em Lisboa.

A fundadora acompanhou o desenvolvimento do Instituto, na sua fase inicial, selecionando várias educandas provenientes de todo o país.

Os requerimentos para admissão no estabelecimento sugerem que as candidatas eram geralmente provenientes de famílias com rendimentos, mas que, por vicissitudes de âmbito familiar ou financeiro, ficavam sem meios para prosseguir a sua formação. A educação proporcionada às alunas daquele instituto, permitir-lhes-ia, posteriormente, desempenhar uma profissão ou contrair matrimónio, facilitando, assim, a sua integração na sociedade.

Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrada, no seu testamento, feito a 28 de Maio de 1912, instituiu, como herdeira a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que entre outros encargos, deveria assegurar a administração do Instituto Luísa Paiva de Andrada (mantendo a designação, finalidade, natureza e independência do mesmo), a preservação do quarto onde falecera Luísa Paiva de Andrada, a conservação do piano de cauda e a manutenção do corpo de funcionários do estabelecimento.

Após o falecimento da fundadora, ocorrido a 23 de Outubro de 1912, a Misericórdia de Lisboa manteve os critérios de gestão, introduzindo, ao longo do tempo, algumas alterações, nomeadamente a criação de novas disciplinas, como a ginástica, e o direito a um período de férias de verão, junto à praia de Oeiras, no concelho de Cascais.

A deliberação n.º 36 da sessão da Mesa de 30 de Setembro de 1943 determinou a extinção do Instituto Luísa Paiva de Andrada, ao estabelecer a fusão entre este recolhimento e outra instituição de beneficência, denominada “Recolhimento das Órfãs”, medida que fora estabelecida tendo como base os resultados de um relatório sobre o funcionamento e os encargos dos estabelecimentos de ensino da Misericórdia de Lisboa.

Histoire archivistique

A documentação produzida pelo Instituto Luísa Paiva de Andrada, desde 1908, terá sido integrada na Santa Casa da Misericórdia em 1912, após a morte da sua fundadora, Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrada, em cumprimento das suas disposições testamentárias.

Os referidos documentos terão transitado para o Instituto de São Pedro de Alcântara, sito no antigo convento de São Pedro de Alcântara, aquando da fusão entre o Instituto Luísa Paiva de Andrada e o Recolhimento das Órfãs, nos termos da deliberação n.º 36 da sessão da Mesa de 30 de Setembro de 1943.

Mais tarde, o conjunto documental foi incorporado no Aquivo Histórico da Santa Casa.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Portée et contenu

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Conditions d’accès

Documentação comunicável, sob o regime de consulta presencial e mediante o preenchimento de requisição de leitura.

Conditions de reproduction

É permitida a cópia digital dos documentos, mediante apresentação e deferimento de um requerimento de reprodução.

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Note de publication

Marta Brites Rosa - Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrade: o quarto da menina. Coleção Beneméritos. Lisboa: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2022.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Descrição elaborada a 11 de Agosto de 2022.

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés