DC 21 - Ação cível de penhora interposta pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contra José Félix da Cunha e Meneses, da Casa do conde de Lumiares

Código de referência

PT -SCMLSB SCML/CT/01/01/21

Título

Ação cível de penhora interposta pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contra José Félix da Cunha e Meneses, da Casa do conde de Lumiares

Data(s)

  • 1768-1774 (Produção)

Nível de descrição

DC

Dimensão e suporte

373 fls.; papel.

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Pagamento de 14.166.097 réis pelo principal e juros de um empréstimo contraído pelo réu junto da Misericórdia de Lisboa. Foram consignados ao pagamento da dívida os rendimentos de uma propriedade de casas, sita na Rua Áurea, e de um palácio, fronteiro à Torre de São Roque, ambos na cidade de Lisboa.

Inclui, entre outros documentos, os embargos de terceiro à penhora, interpostos pelo capitão João de Araújo Mota que, anteriormente, alcançara sentença de arrematação dos mencionados rendimentos, para pagamento das benfeitorias que executara no palácio do réu, arruinado após o terramoto de 1 de Novembro de 1755.

Engloba, também, um exemplar impresso do Alvará Régio de 2 de Junho de 1758, regulamentando a adjudicação de terrenos para a reedificação da cidade, na sequência do referido sismo.

Integra, ainda, as procurações do provedor e mesários concedendo poderes de representação em juízo ao doutor José Cabral de Aguiar e a João Francisco da Costa.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • latim
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

PT-SCMLSB/SCML/CT/01/02/01.

Descrições relacionadas

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 5 de Outubro de 1769, Luís da Câmara Coutinho [principal decano da Igreja Patriarcal de Lisboa], provedor, e os mesários [José Luís de Mascarenhas], marquês de Fronteira, José Rodrigues Bandeira, Joaquim Gomes Lisboa, Luís Diogo Lobo da Silva, Pedro do Vale Cardoso, José de Noronha e António Leite de Campos.

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 4 de Maio de 1770, Luís da Câmara Coutinho [principal decano da Igreja Patriarcal de Lisboa], provedor, e os mesários José Rodrigues Bandeira, José da Silva Pessanha, Joaquim Gomes Lisboa, Pedro do Vale Cardoso, Fernando José de Melo, Gregório Joaquim Pinto, António Rodrigues Rangel e Sebastião António de Barros.

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 4 de Setembro de 1772, Luís Diogo Lobo da Silva, provedor, e os mesários Miguel José de Noronha, [António José de Vasconcelos e Sousa Câmara Caminha Faro e Veiga], conde da Calheta, João Francisco da Câmara, Gregório Joaquim Pinto, João de Sousa, Brás José Baltasar da Piedade, Cristóvão da Silva, Joaquim Pereira Caroço, [desembargador] Romão José Rosa Guião e Abreu e Pedro do Vale Cardoso.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados