Código de referência
PT -SCMLSB SCML/OA/MS/04/002/019
Título
Data(s)
- 1853-8-22 (Produção)
Nível de descrição
DS
Dimensão e suporte
4 fls.; papel.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Inclui deliberações sobre os seguintes assuntos:
1.º Irregularidades praticadas por Maria Teresa, moradora ao Caracol da Graça, n.º 3, freguesia de Santo André de Lisboa, e por Maria Rita, moradora na Calçadinha de São Miguel, n.º 20, freguesia de São Miguel da mesma cidade, amas de Marciano e Doroteia, crianças expostas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
2.º Autorização para que os doentes do Hospital dos Expostos de Lisboa e órfãs do Recolhimento de São Pedro de Alcântara, recebessem terapêutica de banhos termais.
3.º Pedido de parecer jurídico sobre [Francisca], criança que dera entrada na Misericórdia de Lisboa, trazida por Maria Casimira, moradora no lugar dos Casais de São Brás, freguesia de Alpedriz, concelho de Alcobaça.
4.º Ordem para que se retirassem as crianças a cargo de Maria Casimira, recoveira e ama da Santa Casa.
5.º Informação do Governo Civil de Lisboa sobre o rapto de Veríssima dos Anjos, exposta da Misericórdia de Lisboa.
6.º Execução das deliberações tomadas na reunião realizada entre a Santa Casa e a Câmara Municipal de Lisboa sobre as obras do edifício de banhos termais da Misericórdia da mesma cidade.
7.º Ofício a dirigir ao Governo sobre a possibilidade [de encanar] as águas do edifício do Hospital do Amparo para o Matadouro [Geral do Campo de Santana], assim que, a Misericórdia de Lisboa obtivesse a licença de utilização do edifício do antigo Colégio [de Nossa Senhora da Conceição para] os Clérigos Pobres.
8.º Arrematação do fornecimento de baetas para o Hospital dos Expostos de Lisboa.
9.º Indeferimento do pedido [de exoneração] de Miquelina do Coração de Maria, encarregada dos colégios da Misericórdia de Lisboa.
10.º Admissão temporária de Maria Lucinda, desamparada, na Santa Casa, por força da Portaria do Ministério do Reino, de 18 de Agosto de 1853.
11.º Confeção de vestidos para as cozinheiras do Hospital dos Expostos de Lisboa.
12.º Pedido de informação ao padre tesoureiro da Igreja da Misericórdia sobre o ofício enviado pelo prior da freguesia da Encarnação de Lisboa.
13.º Testamento de Maria Leonor de Mesquita e Sousa.
14.º Procedimentos a enviar aos párocos de fora de Lisboa sobre a fiscalização da criação das crianças expostas da Santa Casa.
15.º Pedido a endereçar ao Governo Civil de Lisboa para que intimasse os regedores de paróquia a cumprir a obrigação de emitir atestados às amas das crianças expostas da Misericórdia de Lisboa.
16.º Concessão de gratificação a Ana Joaquina, ama de Pedro, exposto da Santa Casa, para que a mesma levasse o enjeitado a tomar banhos de mar.
17.º Cumprimento da recomendação do Ministério do Reino sobre a admissão de Antónia Maria, exposta, natural dos Açores [trazida para Lisboa por Henriqueta Amélia Castelo Branco e entregue à Misericórdia de Lisboa por força da Portaria do Ministério do Reino, de 4 de Agosto de 1853].
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição elaborada a 14 de Junho de 2012.