Cote
PT -SCMLSB SCML/GA/02/00_verrrr/00825
Titre
Date(s)
- 1781/06/16-1781/09/07 (Production)
Niveau de description
Dossier
Étendue matérielle et support
3 fls.; papel.
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Portée et contenu
Pedido de informação sobre o modo como os herdeiros de Simão Cardoso, falecido em São Paulo, no Brasil, filho de Fernão Cardoso e de Maria de Borges, poderiam receber um legado de 60.000 cruzados e respectivos juros que o mesmo deixara aos seus familiares.
Refere que há cerca de trinta anos a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na qualidade de depositária do mencionado legado, mandara afixar editais na cidade de Coimbra para se localizarem Mariana Cardosa, suas filhas ou netas, descendentes do testador.
Informa que apenas as netas se encontravam vivas, pelo que lhes deveria ser entregue o legado, comprometendo-se as mesmas a doar a quarta parte à Misericórdia de Lisboa.
Inclui, entre outros documentos, uma informação da Contadoria da Santa Casa considerando improcedente o pedido efectuado pelo remetente, uma vez que o legado de Simão Cardoso consistia em três padrões de juro, com um valor global de 1.198.420 réis, cujos rendimentos seriam empregues, de dois em dois anos, na dotação de uma familiar que prentendesse casar ou ingressar na vida monástica e, caso não existisse familiar para ser provida, o mesmo dote seria entregue a uma órfã escolhida pela Misericórdia. A referida informação menciona ainda que este legado fora alterado e suprimido pelas disposições de uma bula pontifícia e por um alvará régio.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Note
SCML, GA, Correspondência recebida e expedida, cx. 3, mç. 1, doc. 825