Identity area
Reference code
PT -SCMLSB SCML/GF/DR/01
Title
Date(s)
- 1766-07-14 - 1778-01-16 (Creation)
Level of description
Series
Extent and medium
8 lvs.; 0,45 m.l.; papel.
Context area
Name of creator
Administrative history
Cargo criado por Decreto de 23 de Maio de 1766 e que resultou na extinção dos diversos lugares de tesoureiro, de mordomo da bolsa, de mordomo das esmolas, entre outros oficiais responsáveis pela arrecadação dos réditos da Confraria, pelo pagamento das suas despesas e pela respetiva escrituração, existentes, até então, tal como preceituado no Compromisso da Confraria da Misericórdia de Lisboa, aprovado pelo Alvará Régio de 19 de Maio de 1618.
As competências funcionais destes últimos passaram, assim, a concentrar-se num único oficial, também ele irmão da Misericórdia de Lisboa.
O cargo de Irmão Tesoureiro Geral foi extinto em 1834, ano em que a administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passou a ser assegurada por uma Comissão Administrativa, resultando, posteriormente, na extinção da Confraria.
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Os livros contêm o assento dos montantes despendidos e recebidos pelo irmão tesoureiro-geral, para a prestação de contas anuais ao provedor e restantes mesários da Confraria da Misericórdia de Lisboa.
As receitas registadas provinham, sobretudo, do aforamento, emprazamento ou arrendamento de propriedades rústicas e urbanas pertencentes à Misericórdia, de censos, de esmolas e doações em vida, de heranças ou legados estipulados em testamento, da venda de produtos agro-hortícolas recebidos a título de foro, de juros cobrados pelo empréstimo de capitais, de consignações e cobranças executivas de devedores, de legados pios não cumpridos e do reembolso de custas judiciais.
Entre as receitas fixas destacam-se as tenças régias e os padrões de juro pagos por vários almoxarifados e por outras repartições da Coroa.
Os assentos de despesa relacionam-se, grosso modo, com a remuneração das amas de fora do Hospital dos Expostos de Lisboa, das merceeiras e dos assalariados do Hospital de São José (médicos, cirurgiões, mestre sangrador, enfermeiros, ajudantes de enfermeiro, trinchante das carnes, capelão-cantor da igreja, juiz privativo das causas do Hospital, advogado, irmão-maior, caneiro, entre outros). Referem-se, também, aos legados a satisfazer pela Misericórdia de Lisboa, na qualidade de testamenteira, herdeira ou legatária de beneméritos, bem como à dotação de órfãs, ao pagamento de soldadas a expostos, aos encargos resultantes da contratação de religiosos para a celebração de missas nas capelas instituídas por testadores e ao pagamento de dívidas aos credores das extintas confrarias da Igreja de São Roque. Registam-se, igualmente, os pagamentos efetuados pelos legados pios não cumpridos, a satisfação de foros ou rendas de propriedades, para além dos gastos relacionados com a aquisição de bens (por exemplo, leite, carne e pão para o sustento dos doentes e serventes do Hospital de São José) e serviços (destacando-se as obras de edificação, conservação ou reparação de imóveis - compra de materiais de construção e pagamento da mão-de-obra).
Destacam-se, ainda, os gastos resultantes do provimento e manutenção da igreja da Misericórdia, bem como da satisfação de tributos ou de custas judiciais e administrativas.
Os assentos referentes às receitas encontram-se assinados pelo irmão tesoureiro geral das rendas e pelo escrivão da Mesa da Misericórdia de Lisboa, enquanto que os relativos às despesas se encontram validados pelo referido escrivão e assinados pelos beneficiários dos montantes, servindo como comprovativo do pagamento e do recebimento efetuados.
Atingido o termo do mandato anual de cada Mesa (a 2 de julho), e após lavrados os registos correspondentes às últimas entradas de despesa e receita, era efetuada a conta global do ano, que, por despacho da Mesa, deveria ser informada pela Contadoria e visada pelo escrivão da Mesa, tendo em vista exarar-se, posteriormente, o respetivo despacho de quitação de contas.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Livros organizados segundo o critério cronológico ascendente. A numeração das adições (i.e. das parcelas ou verbas de receita e despesa) é reiniciada a 3 de Julho de cada ano, correspondendo ao início do mandado anual da Mesa da Confraria da Misericórdia de Lisboa (eleita a 2 de Julho).
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Descrição elaborada a 26 de Maio de 2023.