Cote
PT -SCMLSB SCML/CT/05/03/04
Titre
Date(s)
- 1738 - 1768 (Production)
Niveau de description
Dossier
Étendue matérielle et support
110 fls.; papel.
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Portée et contenu
Pagamento de 40 moios e meio de pão pelos foros em atraso do prazo composto por um moinho de água, casas, terra e vinha, sito no Cabouco, lugar das Cardosas de São Miguel, termo da Arruda.
Inclui a carta citatória do réu passada a 30 de Julho de 1767, bem como os embargos de terceiro interpostos por Catarina da Costa, sua mulher, alegando que a sentença que julgou a penhora e execução dos bens do marido fora dada sem que a Misericórdia de Lisboa apresentasse comprovativo da posse do domínio direto do prazo. Alegava, ainda, que este último tinha sido inicialmente tomado de aforamento, em 13 de Agosto de 1717, por Francisco Mateus, mestre carpinteiro, e por Maria da Costa, sua mulher, sogros da embargante, a António de Sousa Macedo e a Isabel Cecília de Morais Sarmento e não à Santa Casa.
Integra, ainda, entre outros documentos, a carta de sentença de partilhas passada, a 9 de Maio de 1738, por António de Brito Bastos, juiz dos Órfãos da Arruda, pela qual a embargante demonstra que o seu marido fora encabeçado no prazo por morte de seus pais.