Código de referência
PT -SCMLSB SCML/CT/05/05/10
Título
Data(s)
- 1757 - 1763 (Produção)
Nível de descrição
DC
Dimensão e suporte
133 fls.; papel.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Restituição de 960.000 réis que o autor depositara na Secretaria da Mesa dos Enjeitados, por conta do montante em falta no cofre no período em que exercera as funções de mordomo da roda dos expostos, e após atribuição das responsabilidades do furto a Joana Lopes, ama que efetuava a limpeza da referida Secretaria.
Inclui os agravos interpostos pela ré à sentença proferida a 23 de Dezembro de 1757 pelo desembargador José Pereira de Moura, juiz Privativo das Causas da Misericórdia de Lisboa e Hospital de Todos-os-Santos, que revogara a sentença obtida pela agravante e a condenara à restituição da verba depositada pelo autor. Os agravos foram julgados não providos pelo acórdão da Relação de Lisboa proferido a 9 de Maio de 1758.
Integra os embargos interpostos pela ré ao referido acórdão, julgados não recebidos por acórdão da mesma Relação de 4 de Novembro de 1758, bem como os embargos apresentados pelo autor ao despacho do desembargador Francisco Xavier Morato Boroa, juiz do referido Juízo Privativo, publicado a 2 de Dezembro de 1758, que indeferiu o requerimento do agravante para que lhe fosse passado mandado de entrega do dinheiro depositado.
Engloba, ainda, os artigos de habilitação da Irmandade das Almas da freguesia de São Julião de Lisboa, como credora do autor, e o termo de desistência da execução que a mesma Irmandade fez em 20 de Maio de 1763.