Código de referência
PT -SCMLSB SCML/CT/05/05/08
Título
Data(s)
- 1732 - 1733 (Produção)
Nível de descrição
DC
Dimensão e suporte
230 fls.; papel.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Pagamento de 12.904.716 réis pela dívida contraída por Manuel Rodrigues da Costa, de quem a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa era herdeira e testamenteira, junto de Pedro Alves Caldas.
A ação executiva inclui o teor do testamento do devedor, feito a 1 de Fevereiro de 1684, e foi originalmente interposta por Maria Caldas de Alarcão, filha do credor e sua herdeira habilitada, tendo sido continuada pelo padre frei Pedro da Soledade Caldas, seu irmão.
Inclui as sobressentenças alcançadas pelo referido padre, bem como os autos de penhora dos rendimentos de várias propriedades de casas pertencentes à Misericórdia de Lisboa.
Integra, também, o requerimento interposto por Jerónimo Leite de Vasconcelos Pacheco Malheiro para que pudesse consultar os autos de execução e lançar penhora nos rendimentos executados pelo mencionado padre.
Engloba, ainda, entre outros documentos, a procuração do provedor e irmãos da Santa Casa concedendo poderes de representação em juízo ao doutor Francisco da Mota Veiga e a Caetano de Serqueira Pinto.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": assinaram a referida procuração Miguel Luís de Meneses], conde de Valadares, provedor, e os mesários [João Gomes da Silva], conde de Tarouca (consorte), Francisco Mendes, Simão de Vasconcelos, Manuel Luís e António Teles da Silva.