Código de referência
PT -SCMLSB SCML/CE/EP/05
Título
Data(s)
- [Século XIX] (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
2 ficheiros; 0,42 m.l.; papel.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Inclui fichas com elementos informativos relativos às amas (nome, estado civil, nome do cônjuge e morada), bem como às crianças que se encontravam ao seu cuidado e que, posteriormente, foram entregues aos pais ou outros familiares (nome da criança, data de entrada, número atribuído no Hospital dos Expostos de Lisboa e referência ao respetivo assento no livro de registo de entradas e batismos).
O ficheiro era utilizado como meio de controlo da cessação do pagamento às amas, visto as crianças deixarem de estar ao seu cuidado, por terem sido entregues aos respetivos familiares.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Ficheiros organizados por sexo da criança e ordenados alfabeticamente pelo nome próprio das amas.
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota
Nota ao elemento de informação "título": título formal - "Ficheiro de entregas a pais".
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição elaborada a 22 de Abril de 2022 e aprofundada a 15 de outubro de 2024.