Código de referência
PT -SCMLSB SCML/CE/EE/EB/01
Título
Data(s)
- 1648-07-07 - 1851-03-11 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
43 livs.; 3,09 m.l.; papel.
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Conjunto de livros utilizados para registar a entrada das crianças entregues na “porta” ou na “roda” do Hospital de Todos-os-Santos de Lisboa.
Cada registo é numerado e contém informação sobre o sexo da criança, a data de exposição (dia, mês e ano), o momento do dia em que se efetuou a entrega (noite, madrugada, dia, tarde, etc.), bem como o nome de batismo que, por vezes, coincidia com o que era solicitado no “sinal” que acompanhava algumas crianças. No caso das que entravam já batizadas, os registos indicam o nome atribuído e fazem referência à respetiva certidão.
Os termos de entrada descrevem pormenorizadamente a roupa das crianças expostas (tipo de vestes, qualidade dos tecidos e cores) e, também, o sinal que acompanhava algumas delas. Registava-se o nome do padrinho do exposto, o nome da ama da Casa encarregue de o criar e a data de resolução da Mesa.
Alguns registos incluem, também, referências a caraterísticas físicas consideradas relevantes como a cor da pele da criança (“preto” ou “pardo”, isto é, mulato), a deficiências físicas (cego, “entrevado”, etc.) e a doenças várias.
Parte dos assentos contém averbamentos relativos à entrega das crianças a amas de leite ou de seco, ao seu falecimento, emancipação ou casamento, bem como à sua entrega aos pais ou a outros familiares.
O livro 25 é o único que contém termo de abertura. A partir do livro 27 (inclusive) e à exceção dos livros 26 e 34, todas as unidades de instalação incluem termo de encerramento, normalmente, com a indicação do número de fólios (que eram rubricados).
Estes termos de encerramento eram rubricados pelo escrivão da Mesa dos Enjeitados (até ao livro 37), pelo escrivão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Hospital de Todos-os-Santos e Casa dos Expostos (como se verifica nos livros 38 e 39). Nos livros seguintes existe apenas a indicação de “rubricados com a firma de que uso”, sem referência ao cargo de quem assina o termo.
Os livros 28 (Abril de 1744) a 34 (Fevereiro de 1759) incluem, no final de cada mês, termos assinados pelo escrivão da Mesa dos Enjeitados, com a indicação do número de crianças entradas e dos fólios em que foram lançados os respetivos registos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Os livros encontram-se ordenados sequencial e cronologicamente pelas datas dos assentos de entrada das crianças expostas. Cada um dos registos dos livros encontra-se numerado de acordo com a data de entrega da criança na roda (sequência cronológica ascendente).
Os registos patentes no primeiro e no segundo livro apresentam uma numeração semestral, ou seja, a primeira criança entregue no mês de Janeiro é registada com o número 1, o mesmo sucedendo com a primeira criança entregue no mês de Julho do mesmo ano.
Do livro 3 ao 37, os registos de entrada obedecem a uma sequência numérica anual, de Janeiro a Dezembro, à exceção do livro 6, em que os registos de entrada referentes ao ano de 1682 continuam a numeração dos de 1681.
No início do ano de 1768 (livro 38), data em que a criação dos expostos transitou para administração direta da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a numeração dos registos
passou a ser anual, iniciando-se em Julho e terminando em Junho do ano seguinte.
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Índice do livro 1 ordenado alfabeticamente pelo nome das crianças expostas.
Índice do livro 38, ordenado alfabeticamente pelo nome dos expostos. Encontra-se incompleto, fazendo referência apenas aos assentos que constam dos fólios 1, 1 v. e 2.
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Registo descritivo introduzido a 3 de Março de 2013.