Código de referência
PT -SCMLSB SCML/CE/EE/EB/02
Título
Data(s)
- 1775-03-01 - 1994-12-31 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
177 livs.; 3,07 m.l.; papel.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Conjunto documental composto por livros utilizados para registar o batismo das crianças expostas na roda do Hospital dos Expostos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os registos incluem a data de realização do batismo, indicam o sexo da criança, a data da sua entrega na roda (dia, mês e ano), o momento do dia em que a mesma se efetivou (noite, madrugada, dia, manhã, tarde), bem como o nome de batismo que, por vezes, coincidia com aquele que era solicitado no “sinal” (bilhete manuscrito acrescido, ou não, de outro objeto) que acompanhava algumas crianças.
Cada assento descreve, pormenorizadamente, a roupa com que as crianças expostas davam entrada (tipo de vestes, qualidade dos tecidos, cores) e, também, o sinal que acompanhava algumas delas. Inclui, por vezes, informação – à época considerada relevante – sobre as caraterísticas físicas das crianças, como a cor da pele (negra, mestiça), a presença de anomalias congénitas (cega, entrevada, deformada, etc.), ou a qualquer manifestação de doença, identificando, ainda, os padrinhos de batismo.
No caso das crianças que davam entrada já batizadas, os respetivos assentos identificam o nome que lhes fora atribuído, o nome do pároco celebrante e a respetiva paróquia, fazendo também referência à certidão de batismo que as acompanhava, comprovando que já tinham recebido aquele sacramento. Nalguns períodos, batizavam-se de novo os neófitos, mesmo que dessem entrada com este documento.
Aos assentos associam-se, por vezes, averbamentos de óbito, de emancipação ou de casamento do exposto, bem como de entrega a amas-de-leite ou a amas-secas. Averbava-se, também, informação relativa à reclamação da criança pelos pais ou por outros familiares.
Até 1911, os registos encontram-se assinados pelo capelão dos batismos e pelo responsável do Hospital dos Expostos (mordomo ou diretor, consoante a época). Com a introdução do registo civil obrigatório, os livros passam a conter apenas os termos de entrada, nos quais se escriturava o nome e sexo da criança, a sua data de nascimento, a data da sua entrega, para além da sua filiação e do estado civil dos pais. Transcrevia-se, igualmente, outras informações constantes nos boletins de registo civil e nas certidões de batismo que acompanhavam as crianças.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Os livros encontram-se organizados segundo o critério cronológico ascendente, refletido, também, no número sequencial atribuído a cada criança e que a referenciava univocamente durante todo o período da sua criação.
Até ao ano de 1979 (livro 174), a sequência numérica quebra anualmente, principiando em Janeiro e terminando em Dezembro.
A partir do livro 107, na margem, sobre o nome da criança, surge outro número identificativo da ordem diária de entrada da criança.
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota
Nota ao elemento de informação "título": título formal - "Livros de entradas e batismos de expostos".
Nota
Nota ao elemento de informação "sistema de organização": no livro 175 (anos de 1980 a 1985), a sequência numérica é contínua, quebrando apenas no final do volume.
Os registos dos anos de 1986 a 1988 recuperam a numeração com quebra anual (livro 176).
No livro 177, os registos datados entre 1988 e 1989 apresentam numeração contínua mas, a partir de 1990, a numeração passa de novo a ser reiniciada anualmente.