Cote
PT -SCMLSB SCML/CE/EE/EB/02
Titre
Date(s)
- 1775-03-01 - 1994-12-31 (Production)
Niveau de description
Série organique
Étendue matérielle et support
177 livs.; 3,07 m.l.; papel.
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Portée et contenu
Conjunto documental composto por livros utilizados para registar o batismo das crianças expostas na roda do Hospital dos Expostos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os registos incluem a data de realização do batismo, indicam o sexo da criança, a data da sua entrega na roda (dia, mês e ano), o momento do dia em que a mesma se efetivou (noite, madrugada, dia, manhã, tarde), bem como o nome de batismo que, por vezes, coincidia com aquele que era solicitado no “sinal” (bilhete manuscrito acrescido, ou não, de outro objeto) que acompanhava algumas crianças.
Cada assento descreve, pormenorizadamente, a roupa com que as crianças expostas davam entrada (tipo de vestes, qualidade dos tecidos, cores) e, também, o sinal que acompanhava algumas delas. Inclui, por vezes, informação – à época considerada relevante – sobre as caraterísticas físicas das crianças, como a cor da pele (negra, mestiça), a presença de anomalias congénitas (cega, entrevada, deformada, etc.), ou a qualquer manifestação de doença, identificando, ainda, os padrinhos de batismo.
No caso das crianças que davam entrada já batizadas, os respetivos assentos identificam o nome que lhes fora atribuído, o nome do pároco celebrante e a respetiva paróquia, fazendo também referência à certidão de batismo que as acompanhava, comprovando que já tinham recebido aquele sacramento. Nalguns períodos, batizavam-se de novo os neófitos, mesmo que dessem entrada com este documento.
Aos assentos associam-se, por vezes, averbamentos de óbito, de emancipação ou de casamento do exposto, bem como de entrega a amas-de-leite ou a amas-secas. Averbava-se, também, informação relativa à reclamação da criança pelos pais ou por outros familiares.
Até 1911, os registos encontram-se assinados pelo capelão dos batismos e pelo responsável do Hospital dos Expostos (mordomo ou diretor, consoante a época). Com a introdução do registo civil obrigatório, os livros passam a conter apenas os termos de entrada, nos quais se escriturava o nome e sexo da criança, a sua data de nascimento, a data da sua entrega, para além da sua filiação e do estado civil dos pais. Transcrevia-se, igualmente, outras informações constantes nos boletins de registo civil e nas certidões de batismo que acompanhavam as crianças.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Os livros encontram-se organizados segundo o critério cronológico ascendente, refletido, também, no número sequencial atribuído a cada criança e que a referenciava univocamente durante todo o período da sua criação.
Até ao ano de 1979 (livro 174), a sequência numérica quebra anualmente, principiando em Janeiro e terminando em Dezembro.
A partir do livro 107, na margem, sobre o nome da criança, surge outro número identificativo da ordem diária de entrada da criança.
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Note
Nota ao elemento de informação "título": título formal - "Livros de entradas e batismos de expostos".
Note
Nota ao elemento de informação "sistema de organização": no livro 175 (anos de 1980 a 1985), a sequência numérica é contínua, quebrando apenas no final do volume.
Os registos dos anos de 1986 a 1988 recuperam a numeração com quebra anual (livro 176).
No livro 177, os registos datados entre 1988 e 1989 apresentam numeração contínua mas, a partir de 1990, a numeração passa de novo a ser reiniciada anualmente.