Subsérie 01 - Processos de cobrança de receitas

Código de referência

PT -SCMLSB SCML/GF/DR/04/01

Título

Processos de cobrança de receitas

Data(s)

  • 1794-07-04 - 1968-07-12 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

46 cxs.; 6,74 m.l.; papel.

Nome do produtor

(1766-05-23 - 1834-08-11?)

História administrativa

Cargo criado por Decreto de 23 de Maio de 1766 e que resultou na extinção dos diversos lugares de tesoureiro, de mordomo da bolsa, de mordomo das esmolas, entre outros oficiais responsáveis pela arrecadação dos réditos da Confraria, pelo pagamento das suas despesas e pela respetiva escrituração, existentes, até então, tal como preceituado no Compromisso da Confraria da Misericórdia de Lisboa, aprovado pelo Alvará Régio de 19 de Maio de 1618.

As competências funcionais destes últimos passaram, assim, a concentrar-se num único oficial, também ele irmão da Misericórdia de Lisboa.

O cargo de Irmão Tesoureiro Geral foi extinto em 1834, ano em que a administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passou a ser assegurada por uma Comissão Administrativa, resultando, posteriormente, na extinção da Confraria.

Nome do produtor

(1834-08-18 - 1891?)

História administrativa

Nome do produtor

(Século XVIII - 1922-06-29)

História administrativa

Nome do produtor

(1929-12-11 - 1942-09-12)

História administrativa

Nome do produtor

(1942-09-12 - 1955-11-24)

História administrativa

Nome do produtor

(1915 [?] - [?])

História administrativa

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Inclui documentos comprovativos do recebimento de receitas que provinham, sobretudo, do aforamento, emprazamento ou arrendamento de propriedades rústicas e urbanas pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de uma parte das fianças dos presos, de legados pios não cumpridos, de emolumentos pelas assinaturas dos ministros das repartições da administração central da Coroa, de rendimentos resultantes da prestação de cuidados médicos, da venda da lotaria e respetivos prémios prescritos, dos bens dos doentes falecidos no Hospital de São José, entre outras.

Em cada documento é feita a referência ao registo no livro caixa.

Encontram-se em falta os meses de Julho de 1833 a Junho de 1836, de Julho de 1861 a Junho de 1895, de Julho de 1918 a Junho de 1919, de Julho de 1931 a Junho de 1932, os anos de 1938 e 1940, bem como o mês de Dezembro de 1941.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

PT -SCMLSB SCML/GF/DR/02 - Livros de caixa.

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Nota

Nota ao elemento de informação "título": título formal - Documentos de receita do caixa.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição elaborada a 11 de Agosto de 2023.

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

Zona da incorporação

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