DC 06 - Execução de sentença da ação cível interposta pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contra Joana Apolónia de Távora Guterres, recolhida do Mosteiro da Encarnação de Lisboa

Código de referência

PT -SCMLSB SCML/CT/05/04/06

Título

Execução de sentença da ação cível interposta pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contra Joana Apolónia de Távora Guterres, recolhida do Mosteiro da Encarnação de Lisboa

Data(s)

  • 1734 - 1735 (Produção)

Nível de descrição

DC

Dimensão e suporte

87 fls.; papel.

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Partilha e divisão de bens das terças do morgado instituído por João Guterres e por Mariana de Sousa, de quem a autora era herdeira.

Inclui o traslado da escritura de partilha amigável dos bens deixados por falecimento dos referidos instituidores celebrada, a 15 de Outubro de 1704, entre Manuel Guterres, fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Gaspar Guterres de Sousa de Macedo e o beneficiado António de Sousa Macedo, seus irmãos, fidalgos da mesma Casa.

Integra, também, o termo de divisão e partilha das terças do referido morgado celebrado entre a autora e a ré em 20 de Abril de 1735.

Engloba, ainda, entre outros documentos, as procurações do provedor e mesários da Misericórdia de Lisboa concedendo poderes de representação em juízo ao doutor José Correia Barreto e a Caetano de Serqueira Pinto.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": assinaram a procuração, datada de 27 de Janeiro de 1734, [Miguel Luís de Meneses], conde de Valadares, provedor, e os mesários Simão de Vasconcelos, Lopo de Almeida, António Álvares de Miranda, Bernardo Freire de Andrade e Sousa, Francisco Mendes, José Batista, José Gomes de Meneses e João de Matos de Carvalho.

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": assinaram a procuração, datada de 15 de Março de 1735, [Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos], conde de Assumar, provedor, e os mesários [Luís Peregrino de Ataíde] conde de Atouguia, José de Saldanha Meneses de Sousa, José da Costa Braga, [Tomás José Botelho de Távora], conde de São Miguel, António de Almeida e Manuel Pedroso.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados