Cote
PT -SCMLSB SCML/CT/07/01/07
Titre
Date(s)
- 1756-04-03 - 1797-01-25 (Production)
Niveau de description
Dossier
Étendue matérielle et support
341 fls.; papel.
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Portée et contenu
Pagamento de 6.000.000 réis pelo principal e juros vencidos, entre 18 de Abril e 1 de Julho de 1753, do empréstimo de 15.000 cruzados contraído por Luís Anselmo de Oliveira junto da Misericórdia de Lisboa, por escritura pública celebrada entre os outorgantes.
Foram consignados à satisfação da dívida os bens do devedor e, em especial, os rendimentos do prazo sito na estrada de Chelas, composto por duas hortas contíguas, três poços de nora, tanques de água, terras, olival e casas, bem como os réditos de outro prazo, denominado Quinta da Abóbada, com casas nobres, olival, vinha e terra de semeadura, sito em Poço de Cortes, freguesia de Nossa Senhora dos Olivais, [termo de Lisboa]. O domínio útil deste último prazo e respetivos rendimentos foram também designados pelo devedor, caso falecesse antes de satisfazer a dívida, para a total restituição da quantia emprestada e dos respetivos juros.
O réu, após o óbito do devedor, de quem era fiador, alcançara dos cónegos regulares do Mosteiro de Santo Agostinho de Mafra, senhorios diretos da propriedade, a concessão do domínio útil, tendo a Misericórdia de Lisboa interposto o libelo para que os réus religiosos a nomeassem senhoria útil e para que o réu foreiro lhe restituísse o prazo e entregasse os rendimentos desde a sua indevida ocupação.
Inclui, em apenso, os autos de execução dos bens de Luís Anselmo de Oliveira e de Helena Maria da Cruz, sua mulher, os mandados e autos de penhora das propriedades do devedor, bem como os artigos de habilitação de herdeiros promovidos pela Santa Casa para dar continuidade à ação executória, após falecimento dos devedores. Estes autos correram os seus trâmites entre 3 de Abril de 1756 e 5 de Março de 1768, data do acórdão da Relação que considerou improcedentes os embargos instaurados por Luís Gomes Patacão ao acórdão proferido a 28 de Janeiro de 1766, que possibilitava à credora obrigá-lo, numa nova ação judicial, a entregar os rendimentos das propriedades penhoradas.
Integra, ainda, as procurações do provedor e mesários da Misericórdia de Lisboa concedendo poderes de representação em juízo aos doutores José Álvares Pereira, Anastácio da Nóbrega, José Cabral de Aguiar, José Corsino Dias de Vasconcelos e Gregório Taumaturgo dos Santos, bem como a Caetano de Sequeira, José António de Lemos, João António Preto, Francisco Xavier da Costa e José Joaquim Curvo.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
- latin
- portugais
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 10 de Março de 1756, [Miguel Carlos da Cunha Silveira e Távora], conde de São Vicente, provedor, e os mesários Antão de Almada, Gastão José da Câmara Coutinho, José Vieira da Silva, Pedro do Vale Cardoso, Cristóvão da Silva e o Porteiro-Mor do Reino.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 15 de Fevereiro de 1759, os mesários [João de Almeida Portugal], conde [de Assumar], comendador-mor, [José de Vasconcelos e Sousa Caminha da Câmara Faro e Veiga], conde [de Castelo Melhor], reposteiro-mor, Manuel Pedroso, Manuel Roque Ferrão, Fernando de Lima Teles da Silva, Francisco Xavier Pinto e António Rodrigues Leal.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 8 de Abril de 1759, os mesários [João de Almeida Portugal], conde [de Assumar], comendador-mor, José Joaquim de Miranda Henriques, Manuel Pedroso, Joaquim Ferreira Coelho, António Francisco de Almeida Portugal, António Rodrigues Teles e Francisco Xavier Pinto.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 25 de Agosto de 1766, [José de Vasconcelos e Sousa Caminha Câmara Faro e Veiga], conde [de Castelo Melhor], reposteiro-mor, provedor, e os mesários Luís da Câmara Coutinho, José António da Mata Coutinho, correio-mor [do Reino e das Cartas do Mar], Joaquim Inácio da Cruz, Nuno José da Cunha, Duarte de Sousa Coutinho, Manuel Roque Ferrão e Cristóvão da Silva.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 28 de Setembro de 1781, [Luís José Xavier de Miranda Henriques Mascarenhas], conde de Sandomil, provedor, e os mesários [José Luís de Meneses Castelo Branco e Abranches], conde de Valadares, José António de Castilho, Clemente Gonçalves, Manuel das Neves, Vicente Francisco de Oliveira, Miguel Serrão Dinis e Pedro Francisco Leal.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 25 de Abril de 1786, [José da Cunha Grã Ataíde e Melo], conde de Povolide, provedor, e os mesários [José Luís de Meneses Castelo Branco e Abranches], conde de Valadares, Custódio José Bandeira, José António de Castilho, Jacinto José Freire, Jerónimo José Xavier de Castilho e Alcáçova e Manuel Inácio de Moura.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 5 de Agosto de 1784]: [José da Cunha Grã Ataíde e Melo], conde de Povolide, provedor, e os mesários Custódio José Bandeira, José António de Castilho, Jacinto José Freire, Pedro da Câmara Mendonça, João da Silva Telo, Manuel da Silva Moreira e António Luís de Barros Lima.
Note
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": Assinaram a procuração, datada de 4 de Setembro de 1795, José Xavier de Noronha Camões Albuquerque Sousa Moniz], marquês de Angeja, provedor, e os mesários Caetano de Noronha, Jacinto Fernandes Bandeira, Francisco José da Silva, Francisco de Paula Antunes Cabral e Manuel José Moreira.